terça-feira, 25 de junho de 2013

Lançamento de Junho/2013 Editora Belas Letras

Olá queridos leitores!

Fique por dentro de mais uma super novidade que a Editora Belas Letras está lançando nesse mês de junho, conheça...


Songbook de Vitor Ramil

Título: Songbook
Autor: Vitor Ramil  
ISBN 978-85-8174-006-5
Gênero: artes/música
Páginas: 304
Peso: 0,6 Kg
Preço: R$ 44,90


O músico, cantor e compositor Vitor Ramil ganha um novo produto no mercado: um songbook à altura de quem é considerado uma das grandes referências da música popular brasileira. Completo, com uma biografia ilustrada, partituras, cifras, afinações e diagramas de suas canções, o livro chega neste mês pela editora Belas-Letras.

“O romance se estrutura com fotos e textos, sem buracos neste raro tecido, elas sendo um conjunto de fotos antigas de Pelotas, lindas e frias (publicadas em álbum em 1922), eles sendo pequenas ficções por assim dizer brotadas das fotos, às vezes, e noutras vezes o relato, em primeira pessoa, do protagonista, que vai contando o que lhe sucedeu desde que retornou a Satolep até o desfecho, que não convém evocar aqui, porque se trata de uma revelação-chave para a complexa estrutura concebida pelo autor”, apresenta o escritor Luís Augusto Fischer na introdução do livro.

Com um talento ímpar, o pelotense Vitor Ramil já teve suas músicas gravadas por outros grandes artistas de renome internacional como Gal Costa, Ney Matogrosso, Zizi Possi e Mercedes Sosa. Sua trajetória, desde a infância até a fase atual – incluindo os principais shows e encontros – é descrita nesta obra por uma mescla de textos seus e com pesquisas do crítico musical Juarez Fonseca.

As partituras, que compõem uma das cinco partes em que o livro é dividido, foram escritas pelos músicos Vagner Cunha e Fabricio Gambog, e revisadas por Ramil. O songbook contém ainda as letras de suas canções, algumas imagens inclusive ainda nos rabiscos do rascunho, e sua discografia completa.

Sobre o autor:


Vitor Ramil é um dos segredos mais bem guardados da música popular brasileira. Cantor e compositor de rara sensibilidade, ele não é tão gravado o quanto deveria, embora suas criações estejam degraus acima de muito de seus contemporâneos. Há quem ache que o fato de Ramil morar em Pelotas, no sul do país, limite a sua ação aos estados daquela região e aos países de língua espanhola, como Argentina e Uruguai, que são fãs de suas composições. Mas a desculpa da distância virou uma falácia em tempos de internet. Além disso, a música de Vitor Ramil, com melodias e harmonias elaboradas, e letras que fogem do lugar comum – muitas delas, aliás, calcadas em poemas de escritores como o argentino José Luis Borges – é de um encanto ímpar.

Ramil é o irmão mais novo da dupla Kleiton & Kleider, que fez bastante sucesso no final da década de 70 e começo dos anos 80 com músicas como Fonte da Saudade e Maria Fumaça. Seu disco de estréia, lançado em 1981, tem participação de músicos como Egberto Gismonti, e de cantoras do primeiro escalão como Zizi Possi (uma de suas principais incentivadoras) e Tetê Espíndola. Na década seguinte, Ramil, que havia mudado de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, voltou ao sul do país e moldou uma idéia que chamou de estética do frio – na qual o Rio Grande do Sul estaria no meio de uma região cultural ao lado de Argentina e Uruguai. Mas a estética do frio não tem nada de separatista. Ramil é um compositor cosmopolita, que pode – e deve – ser apreciado por habitantes de qualquer região do país. Para o VEJA Música, Vitor Ramil preparou um repertório especial, que vai de canções de seu mais recente disco, Délibáb, o sucesso Estrela, Estrela (gravado por Gal Costa no disco Fantasia, de 1981) e releituras para clássicos de John Lennon e da dupla Milton Nascimento e Fernando Brant.


Onde encontrar o autor: 

Site: http://www.vitorramil.com.br/Facebook: https://www.facebook.com/ramilongos


Onde comprar: 

4 comentários:

  1. Gostei da novidade, ainda não tinha ouvido falar desse livro ;)
    Valeu a dica
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni, tudo bem?
    Gostei da novidade também, pois ainda não tinha ouvido falar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conhecia o cantor, e será legal conhecer a sua história.
    Boa dica.
    valeu

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor