sexta-feira, 1 de abril de 2016

Resenha: Regras do Jogo - de James Dashner

Regras do Jogo
A Doutrina da Morte - Livro 2
James Dashner
Editora V&R


Sinopse: Michael completou o Caminho. No final, o que descobriu virou seu mundo de cabeça para baixo. Ele sabe que Kaine é um Tangente, um programa de computador que se tornou independente, e que está em todos os lugares ao mesmo tempo. Agora qualquer jogador que fizer a imersão na VirtNet corre o risco de sair com uma inteligência artificial no controle de seu corpo. E esse é só o começo da invasão.








Resenha

Após o final do primeiro livro não havia como não pegar esse logo em sequência. Sem dúvidas descobrir que Michael na verdade era um tangente elevou as minhas expectativas para esse segundo livro, mais ainda do que descobrir que o vilão também era um tangente. E mais uma vez sinto que Dashner me deixou na mão. 

Nesse segundo livro, após a descoberta bombástica e da estranha visita da agente, Michael decide que precisa primeiramente descobrir mais sobre o corpo que está habitando, sobre quem é a pessoa cuja vida ele roubou. E ele logo percebe que o garota em questão tem uma família que o ama e até mesmo uma namorada. Isso obviamente pesa sobre Michael e ele percebe que precisa da ajuda de seus amigos. Porém não será tão fácil assim. Foi-se o tempo em que Kaine não poderia te perseguir na Vigília. Apesar de não se pessoalmente, Kaine envia outros tangentes que assumiram corpos humanos para irem atrás de Michael, pois aparentemente ele precisa da ajuda dele para alguma coisa. Michael foi o primeiro tangente a fazer essa travessia e sem dúvidas isso deve significar algo.

Então os planos de Michael para encontrar seus amigos já começam muito bem, pois ele está impedido de entrar na VirtNet, que agora está praticamente dominada por Kaine, e os lacaios do vilão estão o perseguindo na Vigília. Esse livro por final fica mais focado na Vigília mesmo, os personagens passam a maior parte do tempo deles acordados, lutando contra os tangentes e todas as outras armadilhas que Kaine criou para impedi-los. E ao mesmo tempo que os 3 protagonistas tentam superar todos esses desafios, ele ainda precisam descobrir onde Kaine está escondido e também precisam entrar em contato com a SSV.

Nesse segundo livro a narrativa se mantém fluida o livro todo, é basicamente um livro a ser devorado, independentemente de ser ou não tão bom quanto Maze. Na outra resenha eu comentei sobre o potencial não aproveitado nesse universo virtual. Nesse livro como o foco está na maior parte do tempo no mundo real, esse problema não ocorre tanto. Acho que o autor consegue criar uma estória mais firme e empolgante quando limitado pelo realidade. 

O final mais uma vez deixa aquele gancho básico que te faz desejar o próximo. Acabei dando 4 estrelas para esse livro também, graças a narrativa empolgantes. A edição do livro segue o padrão da primeira, e a capa mais uma vez está linda.

Sem dúvidas é uma série que vale a pena ser lida e estarei esperando então pela publicação do terceiro livro.

Classificação



Sobre o autor

James Dashner nasceu na Georgia nos Estados Unidos e mora atualmente em Utah também é autor da serie The 13th Reality. Ainda não acredita que ganha por fazer o que mais gosta: escrever.






20 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Ainda não li nada do autor de Maz Runner, mas tenho vontade. Sei que essa série está começando agora, mas ainda não sei se quero lê-la ou não. Gostei muito da sua resenha, mas vou deixar passar por enquanto, rs.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serão apenas 3 livros dessa vez, então você não precisa se preocupar com séries tendendo ao infinito. Por sinal, o último vai sair agora.
      bjs.

      Excluir
  2. Oi Patrícia, sua linda, tudo bem?
    O enredo dessa série (não sei quantos livros serão) parece ser incrível, que pena que o autor não desenvolveu muito no primeiro livro, mas nesse parece que ele evoluiu e com uma narrativa tao empolgante assim, é quase impossível resistir, risos... Ainda quero ler Mazze Runner, só vi os filmes por enquanto e adorei. Dica mais do que anotada, sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maze Runner é sem dúvidas melhor do que essa trilogia. Mas, embora essa trilogia não seja tão empolgante, ela sem dúvidas vale a pena.
      bjs.

      Excluir
  3. Olá Patrícia,

    eu não conhecia o autor e suas obras, mas achei muito lega de cara pelo fato da obra ser de ficção, pelo que vi a série está começando, então prefiro deixar para ler quando a mesma estiver completa. Adorei sua resenha, mas vou esperar para ler. Bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vi, o último livro vai ser lançado agora.
      bjs.

      Excluir
  4. Olá Patrícia, Gostei bastante da sua resenha, mas infelizmente não me interessei pelo o livro, mesmo que a série tenha começado agora...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não descarte completamente a trilogia, quem sabe um dia você não fique com vontade de ler?
      bjs.

      Excluir
  5. Olá!

    Não curti essa premissa. Não é um gênero que eu leia com frequência, mas parece ser uma boa pedida para sair da zona de conforto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, é uma leitura leve, então é perfeita para quem não está acostumado como gênero.
      bjs.

      Excluir
  6. Oi
    Não estou acompanhando essa série, mas parece ser interessante ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, leia os livros. E depois me conte o que achou.
      bjs.

      Excluir
  7. Oi Patrícia!
    Quero muito ler a nova série do James Dashner, e pela sua resenha ele mantém a qualidade né?
    Com certeza entrou para o wishlist.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia não chega no nível de Maze, mas sem dúvidas vale a pena ler.
      bjs.

      Excluir
  8. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia essa série, mas pelo enredo parece ser muito boa. Gosto bastante de suspense, de momentos que superam nossas expectativas, acredito que um final em suspenso aumenta nossa curiosidade e nos motiva a continuar lendo. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika <3

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Se você ler o livro, espero que você goste.
      bjs.

      Excluir
  9. Ola!
    Sem dúvidas, esse não é o tipo de livro que eu leia comumente, mas é um livro que eu gostei muito tanto da premissa quanto da sua resenha.
    Tenho vontade de ler Maze Runner e acredito que essa série também possa entrar na minha listinha haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a lista não para de crescer, né?
      bjs.

      Excluir
  10. Ooi
    Nao conhecia o autor web nenhuma obra dele, esse parece ser ótimo, bem divertido e dinâmico. Não suporto livros muito "paradões" e chatos, e esse parece ser bem o contrário.
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você precisa ler Maze Renner então.
      bs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor