terça-feira, 28 de junho de 2016

Resenha: Meio Rei - de Joe Abercrombie

Meio Rei
Mar Despedaçado - Livro 1
Joe Abercrombie
Editora Arqueiro

Sinopse: Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava.
Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo.

Resenha

Princípe Yarvi nasceu com uma deficiência na mão esquerda que sempre o fez ser desprezado por todos, incluindo seu pai. Por não ser o primogênito e também para tentar fugir do mundo de guerra ao qual o seu pai e irmão tanto valorizavam e que ele próprio nunca poderia participar, Yarvi decide se tornar Ministro. Os Ministros são uns tipos de conselheiros dos reis, conhecedores de línguas e ervas, e que servem ao Pai Paz ou invés da Mãe Guerra.
Lembre-se sempre: os homens fortes são muitos; os sábios são poucos.
E tudo parecia que iria ser do jeito que Yarvi sonhava, ele já estava acabando seus estudos e iria prestrar o teste para o Ministério, mas se isso acontecesse nós não teríamos um livro, então obviamente os planos do Yarvi foram pelas ares. Isso porque seu pai e seu irmão mais velhos foram ambos assassinados em uma emboscada, fazendo dele o novo rei do Trono Negro.
Um idiota é escravo de sua raiva. O sábio faz da raiva sua ferramenta.
No Mar Despedaçado existem vários reis e rainhas, e também um rei Supremo. E quem assassinou o pai do Yarvi foi um rei inimigo do reino deles, conhecido por ser extremamente forte e extremamente sanguinário. Ou seja, todos esperam que Yarvi se vingue de forma exemplar do inimigo do reino. E quando digo todos, são todos mesmo, até sua mãe e tio. Yarvi no entanto não está muito empolgado com essa perspectiva, pois devido a mão deficiente ele nunca fez nada além de passar vergonha quando participava dos treinos com os guerreiros. Como ele sempre diz, ele sempre foi um meio homem e agora seria um meio rei. Por ter sido sempre descriminado e rejeitado, Yarvi parece viver em um estado constante de ódio do mundo, o que faz com que ele seja bem sarcástico, ao menos em seus pensamentos.
No campo de batalha não existem regras.
Mas está bem claro que não há escapatória em relação à ser rei. Assim como ele acaba aceitando herdar a noiva do irmão, ele também aceita lançar um ataque. E vai ainda mais além, ele até mesmo faz um juramento de vingar as mortes do seu pai e do seu irmão. E já que força não é uma opção para ele, Yarvi precisará contar com a sua inteligência e com as ferramentas ao seu dispor para tentar alcançar o sucesso.
As pessoas são as melhores ferramentas do ministro.
Só que, o que já estava complicado para o lado do Yarvi fica ainda pior depois que muitas coisas não vão como ele planejava, o que todos nós já esperávamos, mas que não vou entrar em detalhes para não estragar a graça. A vida dele então sofre uma reviravolta completa e não resta para ele outra escolha a não ser crescer e se fortalecer para poder então cumprir o juramento que fez. O caminho dele será longo, árduo e sangrento, mas não lhe restará outra escolha, a não ser seguir em frente.
O alimento do medo é a ignorância. A morte do medo é o conhecimento.
Eu não tive ainda a oportunidade de ler a trilogia A Primeira Lei, embora queira muito ler. Então fiquei super feliz quando recebi o livro da nossa parceira, a editora Arqueiro, pois finalmente iria descobrir a escrita tão elogia de Joe Abercrombie. Devo dizer que não me decepcionei. Ele criou um universo único, o que todos os fãs de fantasia amam, com povos, culturas, história, etc. A escrita dele realmente de prende e te leva rapidamente através dos capítulos, que por sinal são curtos, o que torna a leitura ainda mais rápida. Não posso também deixar de falar sobre os personagens, e não há forma melhor de descrevê-los do que dizer que eles são humanos, para o bem ou para o mal, que me emocionaram em diversos momentos, e que também me fizeram rir muito. Não existem personagens rasos nessa trama, todos contribuem para que essa estória seja tão maravilhosa.
O tolo bate. O sábio sorri, observa e aprende. Depois bate.
E como não poderia deixar de ser, o meu livro acabou cheio de post-it por causa das frases de impacto. Eu dei 5 estrelas e estou super empolgada pelo segundo depois de ler o primeiro capítulo que já está no final desse. Mal posso esperar para desbravar ainda mais o Mar Despedaçado. Sem dúvidas eu recomendo esse livro, ainda mais se você for fã de literatura fantástica.
Escolha seus inimigos com mais cuidado do que os amigos. Eles ficarão mais tempo com você.

Classificação


Sobre o autor

Joe Abercrombie foi educado na Lancaster Royal Grammar School, só para rapazes, e na Universidade de Manchester estudou Psicologia. Tendo sempre o sonho de, sozinho, redefinir o gênero literário da fantasia, começou a escrever uma trilogia épica baseada nas desventuras de um bárbaro, Logen Ninefingers. Joe mudou-se para Londres, onde viveu em um cortiço de classe baixa com dois homens à beira da loucura. Com um esforço heróico e o apoio de sua família, Joe terminou A Lâmina, em 2004, sendo publicada junto de um público insuspeito em 2006. Desde então, a obra já foi publicada em catorze países e as sequências, Antes que Sejam Enforcados e O Último Argumento dos Reis, foram publicadas em 2007 e 2008, respectivamente.




20 comentários:

  1. Li maravilhada dessa fantasia e realmente acredito que vale a pena a leitura, obviamente para quem gosta de fantasia, claro.
    Não sou adepta ao mundo fantástico, porém admiro quem leia.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance para a fantasia! São tantos livros diferentes, quem sabe você não descobre um livro favorito entre tantos maravilhosos?

      bjs.

      Excluir
  2. Oi, tudo bom? Gostei muito da resenha, já vou na próxima semana procurar ele na Saraiva!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuu, tenho certeza que você irá adorar o livro.

      bjs.

      Excluir
  3. Oi Patricia, tudo bem?

    Que legal esta história, este apelido de meio homem me fez lembrar de GOT! Hahahaha
    Fiquei curiosa p saber como ele vai conseguir se vingar.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembrei, hahahaha..
      Para saber você terá de ler.

      bjs.

      Excluir
  4. Eu fiquei com receio de pedir este livro porque a fantasia não é muito o meu forte e estava com medo de não gostar mesmo sabendo que o autor é ótimo e é como você disse cheio de povos e culturas mas eu acabo tendo um medo enorme de não curtir. Estas coisas às vezes eu prefiro ser como um filme sabe?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma dica de fã de fantasias, os livros são infinitamente melhores do que os filmes e séries. Os livros de fantasia são tão ricos que é impossível a adaptação chegar aos pés do original.

      bjs.

      Excluir
  5. Ola Patricia eu simplesmente amei esse livro, adorei acompanhar o crescimento do protagonista, que passou por situações cruéis que o fizeram amadurecer. A escrita e enredo são surpreendentes. Já entrou para minha lista de queridinhos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para minha também, agora eu estou esperando pelo segundo!
      bjs.

      Excluir
  6. Patricia fico feliz que você tenha tido a oportunidade de conhecer a escrita de um autor que tanto desejava. E suas impressões sobre esse lançamento foram bem positivas, confesso que ficaria curiosa para conhecer essa história se já não tivesse lido a trilogia A primeira lei e ter levado uma eternidade para concluí-la. A escrita do Abercrombie simplesmente não funcionou comigo. Por sinal se você tiver interesse podemos negociar uma troca de livros.
    Manda um e-mail para alinecoelho24@yahoo.com.br que conversamos melhor, mando fotos etc.
    Enfim parabéns pela leitura positiva para você. Desejo que a sequência não demore a sair.
    Ótimo mês de julho para você!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena que você não gostou tanto. Eu acabei comprando os outros livros do autor logo depois, justamente por ter amado a escrita.

      bjs.

      Excluir
  7. Olá!
    Eu ainda não li nada do escritor, mas só ando vendo resenhas positivas sobre essa obra! Gosto muito de fantasia e estou muito ansiosa para descobrir esse mundo que ele escreveu e como essa trama será desenvolvida. Parece ser um livro maravilhoso!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sen dúvidas é, quando tiver a oportunidade não deixe de ler alguma obra do autor.

      bjs.

      Excluir
  8. Ooi
    Não conhecia a obra, mas por amar fantasia já gostei dela haha Sua resenha ficou ótima, confesso que a sinopse não tinha chamado taaata atenção minha, mas ao decorrer da resenha você que convenceu. Parece ser muito bom!
    Dica anotada!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei, então eu super recomendo!

      bjs.

      Excluir
  9. Olá Patricia, quando vi a capa desse livro fiquei na dúvida sobre o tema desse livro, mas depois de ler sua resenha fiquei entusiasmada por conhece-lo. Amo leitura fantástica e esse é o livro que tenho certeza que vou gostar. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Literatura fantástica é a melhor. Sem dúvidas é o meu gênero favorito. E esse livro é um ótimo livro de fantasia.

      bjs.

      Excluir
  10. Acabei de ler o livro hoje. Espetacular! História envolvedora e final surpreendente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! É tão fácil devorar o livro, não é?

      bjs.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor