segunda-feira, 19 de junho de 2017

Resenha: República de Ladrões - de Scott Lynch

República de Ladrões
Nobres Vigaristas - Livro 3
Scott Lynch
Editora Arqueiro


Sinopse: Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo.












Resenha

Após ser envenenado no final do último livro, Locke sem dúvidas se encontra em uma situação bem delicada. Nenhum golpe é capaz de produzir do nada um antídoto para o veneno que o está matando. Não que Jean não esteja tentando com todas as forças e artifícios. Se Locke irá se salvar ou não? Como diabos ele conseguiria isso? Bem, eu não vou responder a nenhuma das duas perguntas. Esse terceiro livro está realmente cheio de revelações, então não vou entregar nada sobre que revelações serão essas. Repararam na sinopse minúscula? É porque ela entregava tudo de bandeja e isso não tem a menor graça.

Então, ao invés de descrever o que virá pela frente, eu vou só dar uma visão geral do que está por vir nesse terceiro livro. Os dois pontos principais serão a participação muito mais ativa dos Magos-Servidores, na verdade a trama irá envolver diretamente os Magos e sua cidade, Kartane. O outro ponto chave será a aparição da já quase mítica Sabeta. Depois de diversas citações sobre essa misteriosa Nobre Vigarista, amor eterno do Locke, ela finalmente dará o ar de sua graça. 

Como aconteceu nos outros livro, a narrativa é intercalada entre eventos presentes e eventos passados. Nos eventos passados, nós vermos justamente esse primeiro contato do Locke com a Sabeta e o desenrolar do relacionamento dos dois. E dessa vez essa narrativa intercalada irá se manter até final do livro.
É fácil prescrever remédios para nossas próprias fraquezas quando elas estão confortavelmente abrigadas em outras pessoas.
Sobre a Sabeta, ainda não tenho bem uma opinião formada sobre ela. Por vezes quero socá-la e outras vezes eu até gosto dela. O jeito será ver o que acontecerá nos próximos livros. Quanto a Locke e Jean, os dois continuam do jeito que eu gosto, uma mistura de heróis com vigaristas completos. Eu falei que tinham dois pontos principais, mas existe ainda um outro desenrolar muito interessante… não vou entrar em detalhes, mas está ligado ao passado misteriosos do Locke.

A escrita do autor parece ficar melhor a cada livro, esse foi ainda mais rapidamente devorado. Eu não queria fazer outra coisa senão ler a estória até finalmente acabar. Por sinal, a idiota aqui pensou que era uma trilogia, e que então esse seria o último livro. Basta dizer que eu tive uma linda surpresa no final, na forma de um gancho maravilhoso para o próximo livro. Agora eu vou ter de esperar pela publicação do quarto livro.

A edição do livro segue as dos livros anteriores, a capa também é linda e não tenho reclamações. Mais uma vez dei 5 estrelas e favoritei. Se você gosta de fantasias e principalmente, se você gosta de anti-heróis, esse livro sem duvidas é leitura obrigatória. Não tem como não se apaixonar por essa estória ricamente complexas, cheia de reviravoltas e revelações, recheada de personagens inteligentes e vigaristas. 

Classificação


Sobre o autor

Scott Lynch é um escritor norte-americano de fantasia que estreou com a obra As Mentiras de Locke Lamora, primeiro volume da saga Os Cavalheiros Bastardos (do nome original Gentleman Bastard), tornando-se uma das maiores revelações dos últimos anos. Natural do Wisconsin, teve uma série de empregos até se dedicar tempo integral à literatura. Lynch é também bombeiro voluntário na sua terra natal.


6 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Não gosto muito de livros desse gênero, mas realmente essa capa é maravilhosa, parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia!
    Já li algumas resenhas sobre os livros dessa série, mas confesso que o gênero não tem despertado meu interesse. Já gostei muito de fantasia, mas ultimamente não tenho conseguido me manter presa em leituras do tipo. Talvez quando voltar a ler o gênero eu dê uma chance a série!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  3. Hey, Patrícia!

    Apesar de muita gente falar bem dessa série, eu mesma não tenho muita vontade de ler.
    Sua resenha deixa bem claro que tem bastante ação e que você está gostando da leitura.
    Acredito realmente que a série deve ser boa. Só não me despertou o interesse ainda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante de fantasia e fiquei bem curioss a respeito dessa história.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Este possui o melhor final dos três livros ao meu ver !!

    ResponderExcluir
  6. Menina, te contar uma coisa.
    Eu ganhei o segundo livro dessa trilogia num evento e fiquei na duvida se passava ele a frente ou adquiria os demais. Acabei comprando depois de ver muitas opiniões positivas (assim como a sua) sobre a leitura.
    Agora tenho os três lá na estante, mas ainda não iniciei a leitura.
    Sua resenha me fez querer ler eles novamente! Acho que vou aproveitar seu gancho e dar logo esse start.. :D
    Adorei a resenha!
    Beijinhos!!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor