quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Resenha: The Liar's Key - A Guerra da Rainha Vermelha - de Mark Lawrence

The Liar's Key
A Guerra da Rainha Vermelha - Livro 2
Mark Lawrence
Editora DarkSide

Sinopse: Jalan Kendeth, o neto da Rainha Vermelha e décimo na linha de sucessão ao trono, é um verdadeiro hedonista sem pretensões políticas, que se viu obrigado a abandonar sua boa vida após sofrer uma tentativa de assassinato. Para escapar, precisou se aliar a um perigoso guerreiro viking em Prince of Fools, volume que deu início a esta nova série. 
Jalan queria apenas voltar ao vinho e às mulheres do Sul, mas Snorri tem outros planos. O viking deseja desafiar todo o Inferno se necessário for para trazer sua esposa e filhos de volta à vida. Os peões são jogados para se sacrificar e a Rainha Vermelha colocou ambos os homens em seu conselho. Quantos avanços tem visto a Irmã Silenciosa? Até onde eles chegarão antes que sua parte no jogo acabe? 
Mark Lawrence novamente cria um anti-herói irresistível. Por que mesmo estamos torcendo pelo príncipe Jalan Kendeth? — é uma pergunta comum entre os cada vez mais numerosos leitores de suas aventuras. A resposta, certamente, está no talento com que o autor conduz seus personagens e narrativas. E desta vez, a violência e o rancor de Jorg Ancrath, da Trilogia dos Espinhos, é substituída pela astúcia e charme do Príncipe dos Tolos, nem tão tolo quanto parece.
Resenha
Não confie na luz, Principe Jalan. As estrelas são bonitas, mas o espaço entre elas é infinito e cheio de promessas negras.
Não há muito que possa falar sobre esse livro sem começar a dar spoilers sobre o mesmo. A estória recomeça após alguns meses desde o eventos do último livro, Jal e Snorri ainda estão no norte, esperando o inverno chegar ao fim para recomeçar suas jornadas. Enquanto Snorri pretende usar a chave de Loki para abrir a porta da morte para reaver sua família, Jal obviamente só quer saber de voltar para casa e suas mordomias. 
As pessoas não sabem do que precisam. Elas mal sabem o que querem.
Embora cada um com um objetivo, e embora Snorri não saiba exatamente dos planos do Jal, o caminho de ambos segue em direção ao sul. É claro que entre os planos de ambos estão as diversas pessoas que querem a chave de Loki para seus próprios usos. Dentre eles o Rei Morto. 
“Você não consegue sempre o que quer”, respondeu, quase de maneira cantada. “Mas às vezes recebe o que precisa. E aqui estou.”
Ao longo dessa jornada para o sul, além das inúmeras situações de vida e morte e das várias enrascadas, Jal vai acabar descobrindo segredos do passado da sua família e do seu próprio também. A guerra da rainha vermelha começou há muito mais tempo do que ele poderia imaginar e não parece perto de acabar. As intrigas jogadas na obscuridade do império fragmentado são extensas, envolvendo diversos reinos e alguns personagens já conhecidos por nós.
O mundo é formado pelos desejos e medos da humanidade.
Novos jogadores surgirão ao longo desse livro, enquanto alguns antigos desde da trilogia dos espinhos são agora aprofundados ainda mais. Poder e dinheiro dão as cartas nessa fase, afinal, um está sempre ligado ao outro, então não será diferente dessa vez. Iremos então, junto ao Jal, percorrer ainda mais o império fragmentado e conheceremos mais sobre a sua história e mais algumas maravilhas dos antigos construtores.
As mentiras tem cheiro doce - a verdade geralmente fede.
Assim como ocorreu no primeiro livro, esse segundo é recheado de ação do início ao fim. Quem já conhece a escrita do Mark sabe bem como a sua narrativa é mágica, nos tragando para as páginas do livro, nos fazendo esquecer da realidade. Mais uma vez eu devorei esse livro sem restrições. Jal é um personagem complexo, então é impressionante como ainda somos surpreendido por ele (acho que será assim até o final). Mesmo não sendo o Jorg, Jal é um anti-herói que consegue nos cativar com sua covardia.
A maior vantagem de um sábio reside em reconhecer a hora ideal de fugir.
A edição do livro mais uma vez está linda e não tenho reclamações. A minha única reclamação se refere ao tempo que tive de esperar para o lançamento desse segundo volume. Espero que isso não aconteça com o terceiro também. Sinceramente, isso me deixou muito chateada com a DarkSide. Ela atrasou, e muito, os lançamentos das continuações das séries de fantasia. 
Se jogar fora coisas demais de seu passado, você abandona a pessoa que existiu naquele tempo.
Creio que nem preciso me dar ao trabalho de indicar esse livro, pois todos já estavam aguardando ansiosamente por ele.
Se for bem no fundo de qualquer pessoa, encontrará um garotinho ou uma garotinha assustada tentando escapar. É apenas uma questão de quanto você precisa cavar para encontrá-los - isso e a questão do que é que realmente assusta a criança.

Classificação


Sobre o autor

Mark Lawrence é um escritor de dupla nacionalidade (americana e britânica). Ele é autor dos livros da Trilogia dos Espinhos (de nome original The Broken Empire). 
Lawrence nasceu nos Estados Unidos , mas ainda jovem ele e seus pais se mudaram para o Reino Unido. Ele trabalha como romancista e como cientista de pesquisa no campo da inteligência artificial e tem acesso liberado à informações secretas dos governos norte-americano e britânico. 
O primeiro trabalho de Lawrence foi Prince of Thorns, publicado pela Ace/Voyager em agosto de 2011 e foi finalista dos prêmios Goodreads Choice Award (como Melhor Livro de Fantasia de 2011), David Gemmell Morningstar Award de 2012.
Seu segundo livro King of Thorns, publicado em Agosto de 2012 na Inglaterra, foi de novo finalista do mesmo premio de 2012 da Goodreads, ficando na quarta posição de melhor livro.
Seu trabalho foi traduzido em 19 idiomas. E no Brasil, seus livros saem pela editora Darkside.







10 comentários:

  1. Gosto deste tipo de fantasia, mesmo tendo dificuldade a engrenar no enredo e sempre procurando semelhanças com obras como A Guerra dos Tronos ou Senhor dos Aneís, que são meus pontos de referencia. Adoro quando os anti-heróis são destaque em um enredo. Não conhecia a série, mas vou acompanhar, mesmo preferindo livros únicos.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!
    Essa é a primeira resenha que leio da série e posso dizer pelas suas descrições que esse livro faz meu estilo! Eu já imaginava só pela capa que acho linda demais, mas agora tenho certeza kkkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de fantasia, e embora sua resenha tenha me deixando um pouco confusa (pelo fato de ser uma continuação e tal), fiquei interessada em saber mais sobre a história!! Adorei poder conhecê-la!

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem??

    As edições da dark são maravilhosas ne??
    Mas infelizmente não sou muito fã de fantasia, e acabo não curtindo muito qualquer coisa que fale sobre isso.
    Mas adorei a resenha, e pude conhecer mais um pouco do livro, pq só de ver a capa já não tinha dado chance, nem pra conhecer. kkkk
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu adoro as capas da DarkSide e amo livros de fantasia. Adorei sua resenha e que bom que você gostou da história. Valeu pela dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  6. Oiee Patrícia ^^
    Como eu ainda não li (e nem conhecia, confesso) o primeiro livro, tive que pular um pouco a sua resenha. Mas deu para perceber que o livro é recheado de ação e contém personagens bem desenvolvidos e marcantes, e só isso já me deixou bem curiosa. Saber que gostou tanto só contribuiu ainda mais para minha curiosidade!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Fiquei apaixonada por esse livro. Nem sabia da sua existência, mas estou louca pra conferir o quanto antes.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito fã do gênero literário, mas sou apaixonada pelas edições da Darkside, é muito cuidado, capricho e criatividade!!! Tua resenha está linda!

    ResponderExcluir
  9. eu ACHO que tenho o primeiro livro aqui, mas nunca me interessei muito em ler. Entretanto, gostei bastante da resenha e de saber que o livro tem bastante ação do começo ao fim... talvez dê uma chance ao primeiro livro
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Patrícia!
    Eu amo fantasia, não conhecia essa série e já fiquei louca para ler! Ainda mais que você disse que cheia de ação, deixa a leitura ainda melhor.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor