sexta-feira, 8 de junho de 2018

Resenha: Dentes de dragão - de Michael Crichton

Dentes de Dragão
Páginas: 304
Editora: Arqueiro

Sinopse
Michael Crichton, autor da obra que deu origem ao lendário filme Jurassic Park, volta ao campo da paleontologia neste livro recém-descoberto, uma aventura emocionante ambientada no Velho Oeste durante a era de ouro da caça a fósseis.

Com ritmo perfeito e enredo brilhante, Dentes de Dragão é baseado na rivalidade entre personagens reais. Com uma pesquisa meticulosa e imaginação exuberante, será transformado em minissérie pelo canal National Geographic com a Amblin Television e a Sony Pictures.

Desde Jurassic Park, nunca foi tão perigoso escavar o passado.

Em 1876, no inóspito cenário do Oeste americano, os famosos paleontólogos e arquirrivais Othniel Marsh e Edwin Cope saqueiam o território à caça de fósseis de dinossauros. Ao mesmo tempo, vigiam, enganam e sabotam um ao outro numa batalha que entrará para a história como a Guerra dos Ossos.

Para vencer uma aposta, o arrogante estudante de Yale William Johnson se junta à expedição de Marsh. A viagem corre bem, até que o paranoico paleontólogo se convence de que o jovem é um espião a serviço do inimigo e o abandona numa perigosa cidade.

William, então, é forçado a se unir ao grupo de Cope e eles logo deparam com uma descoberta de proporções históricas. Mas junto com ela vêm grandes perigos, e a recém-adquirida resiliência de William será testada na luta para proteger seu esconderijo de alguns dos mais ardilosos indivíduos do Oeste.
Aventura / Ficção científica / Literatura Estrangeira
Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro para leitura e resenha


Resenha

Assim que fiquei sabendo que a nossa parceira editora Arqueiro iria publicar um livro inédito de Michael Crichton fiquei morrendo de vontade de ler, ainda mais tratando de descoberta de fósseis de dinossauros. Não tem como deixar de lembrar de sua obra de maior sucesso Parque dos Dinossauros no qual sou apaixonada pela franquia de filmes e tive o prazer de ler o maravilhoso livro que deu origem aos filmes.

Nesse livro, o protagonista Willian Johnson tem aproximadamente 18 anos e estuda na universidade de Yale. Após o seu rival debochar da sua viagem para Europa e dizer que ele não teria coragem de seguir a expedição do professor da universidade para o Oeste americano a procura de fósseis de dinossauros, Willian como é muito orgulhoso e gosta de ser o centro das atenções acaba cedendo as provocações de seu rival e aceita o desafio por uma aposta de mil dólares. Na época em que se passa a trama, nos anos 70, era a época de ouro da caça aos fósseis e o velho oeste americano abrigava inúmeros perigos como perigosos índios defendendo seus territórios.

Willian então procura o professor da universidade para entrar para expedição e para convencê-lo teve que ser o fotógrafo da expedição, sendo que ele nunca tinha tocado em uma câmera fotográfica antes. Como ele tem uma boa vida financeira não teve dificuldades para conseguir pagar um professor particular para lhe ensinar a arte da fotografia.

Chegada a tão esperada viagem Willian descobre que o professor tem um rival que disputa com ele as grandes descobertas e ambos estão sempre tentando sabotar um ao outro. Logo o professor acaba sismando que Willian é um traidor e está na expedição para colher informações para o rival e acaba abandonando Willian pelo meio do caminho, então o professor rival acaba acolhendo Willian em sua própria expedição.

A trama é repleta de aventura e ação, com uma leitura bem dinâmica. Aos poucos o leitor vai aprendendo a ter empatia com o protagonista antes arrogante.

Vale ressaltar que o livro foi escrito por Michael na mesma época que se passa a trama. A rivalidade entre os professores foi real. Nem tudo no livro é verdade, tem um grande toque de ficção mas o plano de fundo aconteceu realmente. 

A obra apesar de escrita há muito tempo vinha sendo revisada constantemente pelo autor e foi encontrada por sua mulher após sua morte.

Recomendo bastante a leitura para todos que gostem de aventura, ação, paleontologia e que seja fã de Michael Crichton.

Sobre o autor:

Michael Crichton foi um escritor, produtor de filmes e de televisão estadunidense. Seus trabalhos mais conhecidos são novelas de ficção científica, dentre os quais, sua obra mais conhecida, Parque dos Dinossauros, adaptado para o cinema por Steven Spielberg com o título Jurassic Park, e a série de televisão ER.
Crichton também dirigiu e/ou produziu vários filmes e programas de televisão. Entre outros, Crichton dirigiu o filme Coma, adaptado de uma novela de Robin Cook.
Seu gênero literário pode ser descrito como techno-thriller, que é, geralmente, a união de ação e de detalhes técnicos. Muitas das suas novelas têm termos médicos ou científicos, refletindo seu treino médico e científico — Crichton era formado em medicina pela Harvard Medical School.



7 comentários:

  1. Ai que já quero!! Na verdade , ficção não é um tipo de livro que costumo ler, mas esse me despertou aquela sensação boa de aventura!Nunca li nada de Michael, mas essa é uma excelente oportunidade!
    Anotadissimo!

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba, imagino a emoção da esposa ao encontrar a obra após a morte dele. Apesar de nao ser um genero que tenho o habito de ler, reconheço a importancia e imagino quão incrivel deva ter sido a sua experiencia. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, tudo bem?
    Ainda não li esse livro, mas também sou fã da franquia parque dos dinossauros e em breve terei que realizar essa leitura.
    Achei bem interessante a premissa do livro, com essa rivalidade e aventura.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii tudo bem??

    Achei a premissa bem interessante, não consigo gostar de dinossauros, apesar disso fiquei com vontade de ler.
    Tudo que envolve fosseis, ou ate mesmo os animais me deixam com um pe atras. Gosto de personagens que odiamos de cara e aos poucos nos conquistam.
    Adorei a resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  5. Geeeeente Jurassic Park é meu queridinho e esse livro ai menina super me empolgou, já quero com certeza e sua resenha só aumentou essa vontade e curiosidade. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Já vi comentários positivos sobre esse livro e achei bem interessante. Não li Jurassic Park, mas adoro o filme e pretendo ler também. Gostei da ambientação e da rixa entre os professores. Com certeza parece uma história interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Essa temática é mesmo muito interessante, eu gosto dos filmes que vc citou, mas confesso que não sei se eu leria livros sobre o assunto. Fico feliz que vc leu e amou. A dica é sempre bem vinda, se não para mim para alguém que me perguntar. Beijos

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor